O abacate é o fruto da árvore que chega em média a 20 metros de altura. O abacateiro também gera flores pequenas e aromáticas e seu fruto tem a casca de coloração verde-oliva e brilhante. A polpa possui consistência mole e cremosa, de coloração creme-amarelada, envolvendo uma semente dura. O tamanho, forma, cor, peso e casca (fina ou grossa) diferem dependendo da variedade.
Originário da América tropical (México, Guatemala e Antilhas), o abacate espalhou-se até a América do Sul, chegando à Amazônia. Hoje, a fruta pode ser encontrada por todas as regiões que possuem solos férteis, profundos e calor que lhe seja suficiente, podendo ser encontrado em grande variedade de formatos, tamanhos, texturas e coloração.
Historiadores relatam que quando os primeiros europeus chegaram ao continente americano, o abacate já era largamente aproveitado e cultivado pelos povos pré-hispânicos desde a Antiguidade. No início do século 16, portugueses e espanhóis se encantaram com a fruta que nunca haviam provado e a compararam com as grandes pêras espanholas.
O óleo de polpa de abacate é semelhante ao óleo de oliva. Pode ser usado como ingrediente em alimentos funcionais por possuir alto conteúdo de ácidos graxos insaturados e substancial quantidade de compostos benéficos à saúde como vitaminas e fitosteróis. A extração de óleo fino de abacate pelo sistema de centrifugação, o mesmo utilizado no processamento do azeite de oliva, já foi feita no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig.
Pesquisadores da Epamig atestam que o óleo obtido da variedade Breda, produzida pela Flor do Abacate, é bem interessante, especialmente por apresentar um "sabor ligeiramente picante”.
Assim como o azeite, o óleo de abacate é rico em ácidos graxos ômega nove que mostram efeitos benéficos ao consumidor, em relação à prevenção de doenças cardiovasculares. Além dessa propriedade, o óleo de abacate apresenta fácil absorção pela pele, podendo ser usado como veículo de substâncias medicinais.
Possui poder de absorção de perfumes e fácil formação de emulsão, tornando-o ideal para fabricação de sabões finos. Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas. Sendo assim, pode ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.
De cor amarela ou esverdeada, o óleo do abacate pode ser extraído de qualquer variedade, se o fruto for colhido no momento certo e processado de maneira adequada.
A extração pode ser realizada por prensagem ou centrifugação, o que possibilita um produto de altíssima qualidade, classificado como extra-virgem, similar ao azeite, apresentando igual vantagem à saúde humana, explicam os pesquisadores.
A experiência positiva da produção do óleo e seu uso comestível no Chile, México e Nova Zelândia respaldaram a produção que já está sendo feita em Minas Gerais.
A produção da empresa Flor do Abacate concentra-se em três fazendas localizadas nos municípios de São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Ibiraci, todos no Estado de Minas Gerais. Outro pólo produtivo encontra-se no município de Cajuru, São Paulo.
Este espaço é seu. Envie mensagem com suas dúvidas ou contate-nos pelo telefone +55 35 3531-4034.
Flor do Abacate 2015 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Prossiga COM